terça, 21 de maio de 2024

Vizinhas denunciam que família abandona idosa na Vl. Califórnia

Renata Tiburcio

Vizinhas preocupadas com a situação de abandono da idosa Lazara da Silva Almeida, 79 anos, dona “Lazinha”, moradora da vila Califórnia em Ourinhos, postaram nas redes sociais fotos da senhora e do filho dela, Valdir Alves Almeida, 47 anos, em situação de risco. As fotos foram postadas por Luciene Aguida na tarde do dia 02 de novembro.

Devido a repercussão das fotos, nossa reportagem foi até a casa de dona Lazinha na tarde de terça-feira, 3/11, local onde estavam duas filhas da idosa e uma vizinha (ambas não autorizaram divulgar os nomes). No primeiro momento nossa repórter foi mal recebida, porém, após informar o motivo pelo qual estava ali, uma das filhas foi educada e desmentiu a publicação, negando que sua mãe e o irmão vivem abandonados na casa, que sua irmã cuida deles no período da tarde. Ela autorizou fotografar a casa, inclusive abriu os armários para mostrar os alimentos, convencendo a reportagem que a senhora e o filho não passam necessidades.

No entanto, quando a reportagem estava saindo da casa, com a certeza que a Dona Lazinha estava bem cuidada, chegou a Luciene (vizinha) que desmentiu tudo o que a filha havia conversado, relatando que no dia 02/11, encontrou a senhora se arrastando no chão atrás de comida, tendo que comer banana podre, pois os armários estavam vazios. Cena que segundo ela é constante.

“Era uma hora da tarde, a dona Lazinha estava sem comer nada, foi se arrastando até a cozinha para procurar por alimento. Ela está com o pé machucado e por ter diabetes e não fazer o curativo e tomar a medicação certa nos horários certos, o corte não cicatriza. Quando a vi naquelas condições entrei em pânico e acionei a Polícia Militar que compareceu e ajudou a colocá-la na cadeira de rodas, me orientando a procurar pela delegacia no outro dia e registrar o fato. Eu fotografei a situação, que considero de abandono, e decidi postar no facebook para chamar atenção das autoridades, uma vez que os filhos não cuidam da mãe. Uma mãe cuida de dez filhos, mas um filho não cuida da mãe” desabafou Luciene.

Diante não só das declarações de Luciene, mas também de outros vizinhos que se aglomeraram em frente à casa da idosa afirmando que ela vive mesmo abandonada, contando apenas com a ajuda de seu filho, que segundo afirmou uma das filhas é esquizofrênico, nossa reportagem foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde Luciene informou que já havia feito a denúncia de abandono. 

No CRAS uma das assistentes sociais disse saber do caso, mas esclareceu que o processo está sendo assistido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A assistente social do CREAS disse que não são autorizados a passar informações sobre os atendimentos, mas afirmou que dona Lazinha e seu filho estão sendo acompanhados. 

Sendo assim, voltamos para a casa de dona Lazinha, onde seu genro Paulo Roberto de Oliveira, 54 anos, não quis gravar entrevista, mas aceitou conversar e também negou que sua sogra fica sozinha e passa por necessidades, afirmando que sua esposa cuida tanto da mãe quanto do irmão, dando remédios, cuidando da casa e roupas e no preparo da comida.

Após a postagem na rede social os vizinhos registraram a visita da Assistente Social Cassia do CREAS na casa de dona Lazara.

Diante da situação foi feito o contato com a Presidente do Conselho do Idoso, Doutora Dulce, que agendou para a sexta-feira, 6/11, uma entrevista com nossa reportagem para explicar sobre a denúncia e quais providências serão tomadas.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.