quinta, 18 de julho de 2024

Volta ás aulas traz dúvidas a respeito das vagas nas creches e transporte público

Publicado em 09 fev 2019 - 11:40:00

           

Letícia Azevedo

Início de ano e problemas com falta de vagas em escolas e creches sempre preocupam os pais e responsáveis que necessitam de deixar os filhos para trabalhar. Muitas mães entraram em contato com a nossa reportagem relatando a dificuldade encontrada junto às creches próximas às suas residências.

CENTRAL VAGAS – A Central de Vagas tem como objetivo priorizar os pais que trabalham fora de casa, possuem baixa renda e têm filhos de 0 a 3 anos que ainda não estão matriculados na rede municipal de ensino. Também são priorizadas aquelas famílias que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social.

Entramos em contato com a Secretaria da Educação, que apontou que as vagas ainda não estão todas preenchidas, e que todas as mães que estiverem com dificuldades em matricular os seus filhos devem ir até a Secretaria na avenida Antônio de Almeida Leite, 609 – onde está funcionando a Central de Vagas, buscar informações sobre os serviços ou entrar em contato pelo telefone (14) 3302-6200. O atendimento ao público é realizado das 8h às 12h e das 14h às 18h.

CONVOCAÇÃO – A Secretaria da Educação informou também que irá convocar auxiliares de educação infantil da lista do último concurso público para poder ampliar a rede com o objetivo de suprir a demanda que aumentou em algumas regiões da cidade. Com a convocação dos auxiliares, a carência de vagas detectada em algumas creches da cidade deve diminuir. 

CRECHE NO CENTRO DA CIDADE – Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, já está adiantado o processo para a implantação de uma nova creche situada no Centro da cidade. Será uma creche específica para a mãe comerciária (trabalhadoras do comércio de Ourinhos). Com isso, as escolas dois bairros terão menos procura, por conta do novo direcionamento das crianças, o que também vai colaborar com a resolução da problemática da falta de vagas.

EMEI MONTEIRO LOBATO SERÁ MESMO TRANSFORMADA EM CRECHE – Após o fechamento da EMEI Monteiro Lobato, localizada no Jardim Ouro Verde em Ourinhos, devido à baixa procura por matrículas novas e rematrículas, e a divulgação de que a escola daria lugar a uma creche neste ano de 2019, outros boatos surgiram sobre a unidade escolar que ainda está fechada. Foi informado à nossa reportagem que a unidade abrigará sim uma nova creche e passará por algumas reformas e adaptações para poder receber as crianças de 2 e 3 anos. É importante ressaltar que crianças em idade que englobam o maternal, ou seja, abaixo de 2 anos, terão que se matricular em outra instituição. 

A EMEI contava com apenas 13 alunos, e segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma sala deve ter no mínimo 15 alunos para que as aulas aconteçam normalmente. Os alunos e professores foram remanejados para a EMEI Judith Leonis Villas Boas que fica na Vila Margarida, que segundo a Secretaria Municipal de Educação, é a Escola mais próxima. 

TRANPORTE PÚBLICO – Após diversos questionamentos sobre quais alunos têm direito ao transporte público gratuito oferecido pela Prefeitura ou pelo Estado, o Secretário de Educação, Wilson de Moraes Rosa Filho, explicou que apenas os alunos que não conseguirem vaga nas instituições de ensino a mais de 2 km de sua residência serão favorecidos com este serviço, portanto cada criança deve procurar primeiro pela escola mais próxima de sua casa.

 

 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.