fbpx

sexta, 19 de agosto de 2022

A MÁQUINA DE MORAR: Projetar ou Comprar Casa Pronta?

Uma casa pronta pode ter surpresas, geralmente escondidas dentro das paredes e sob o chão. Mas isso se evita com uma boa análise prévia

 

Gustavo Gomes

 

Muitas pessoas ficam nesta dúvida cruel quando se deparam com a necessidade de uma casa nova. Quais as variáveis?

 

Gustavo Gomes, Arquiteto e Urbanista. (14) 99762-8432 – gfmgomes@bol.com.br

 

Certamente, a casa pronta é palpável, mensurável, conhecida e, consequentemente, sem surpresas.

Certamente, a casa projetada é elaborada exatamente como o cliente quer, perfeita.

Certamente, a casa pronta é imediata, basta mudar.

Certamente, a casa projetada não está desgastada pelo uso.

Vocês viram que eu repeti a palavra “certamente” todas as vezes. Foi proposital, para convidá-los a refletirem: será que é tão certeiro assim?

Uma casa pronta pode ter surpresas, geralmente escondidas dentro das paredes e sob o chão. Mas isso se evita com uma boa análise prévia.

Uma casa pronta pode exigir reformas, cujo resultado pode demorar muito mais do que o esperado e custar mais do que o possível. Mas uma reforma pode deixar um imóvel realmente “ideal”.

 

Residência Zimmermann-Gomes-Ourinhos/SP

 

Uma casa projetada pode não ser exatamente o que você esperava, se o trabalho prévio, de discussão e projeto não for muito bem elaborado por um profissional competente.

Enfim, não existe uma resposta definitiva para esta pergunta. O que existe é um método de encontra a resposta para cada caso: contratar um profissional de arquitetura, que poderá te ajudar, com a técnica, qual a melhor solução para o caso, avaliando os imóveis existentes e oferecendo criatividade e experiência para possíveis projetos, no caso de reforma ou nova construção.

 

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.