sábado, 09 de dezembro de 2023
A incidência da doença, ou pelo menos o seu diagnóstico, vem aumentando no Brasil e no mundo, em decorrência do maior acesso da população aos exames
Por Dr. Mário Ferreira, biólogo, farmacêutico bioquímico, especialista em laboratório clínico e MBA em gestão empresarial
Estamos em Novembro Azul, que é um mês destinado a campanhas para incentivar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que, na maioria dos casos, é detectada em homens com mais de 65 anos de idade.
A incidência da doença, ou pelo menos o seu diagnóstico, vem aumentando no Brasil e no mundo, em decorrência do maior acesso da população aos exames. Os dados mostram que, entre 1980 e 1990, houve um aumento de 65% nos casos identificados de câncer de próstata, muito provavelmente devido aos avanços dos métodos diagnósticos.
Como infelizmente não há prevenção a essa doença, na verdade, o importante é o diagnóstico. Quanto mais cedo tivermos a identificação da doença, maiores serão as chances de termos um tratamento exitoso e de que o homem com câncer de próstata fique totalmente curado.
Por isso, a partir dos 50 anos de idade, os homens em geral devem visitar anualmente seu urologista para passarem pelo exame do toque retal, e também devem realizar um exame laboratorial para a dosagem do PSA, que é a sigla para Antígeno Prostático Específico (PSA). Essa substância, quando apresentada em níveis aumentados no organismo masculino, pode indicar problemas prostáticos.
Nesse sentido, é fundamental realizar o exame laboratorial associado à visita ao urologista, pois esses exames em conjunto possibilitam o diagnóstico exato de quase 100% dos casos da doença de forma precoce.
Isso vale para a população em geral. Porém, no caso de homens com história de câncer de próstata na família, seja irmãos, pais, ou tios, por exemplo, é indicado que essa pesquisa e essa prevenção ou diagnóstico precoce tenham início já a partir dos 40 anos de idade.
Como sabemos que não há meios seguros para prevenir a doença, já que muitos homens a desenvolvem apesar de manterem hábitos de vida saudáveis, o diagnóstico inicial precoce, sendo feito antes dos sintomas, é fundamental para prevenir a evolução da doença e para evitar a gravidade da situação.
Cuide-se e espalhe essas boas informações para que outras pessoas mantenham sua saúde em dia!
Um abraço! Voltaremos a este espaço com outro texto sobre saúde em breve. Até lá!
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.