segunda, 27 de maio de 2024

CPP de Ourinhos inaugurou Jardim Japonês em sua sede

A construção do novo espaço, idealizado para proporcionar bem-estar aos professores, é a concretização de um sonho da diretoria do Centro do Professorado Paulista

 

Rose Pimentel Mader

 

O Centro do Professorado Paulista (CPP) Regional de Ourinhos inaugurou no sábado, 20 de novembro, o Jardim Japonês Tomoko Fujita. A construção do novo espaço, idealizado para proporcionar bem-estar aos professores, é a concretização de um sonho da diretoria do CPP.

Para o evento de inauguração, a diretora da Regional do CPP Ourinhos professora Mércia Maria Gonçalves Neto e sua diretoria, receberam o vice-presidente do CPP São Paulo Azuaite Martins de França, José Ballielo (Tostão) e Ney Fernando Calvoso, diretores do CPP de Santa Cruz do Rio Pardo associados, familiares e amigos.

A dança do leão

 

A cerimônia de descerramento da placa do Jardim contou com as presenças de João Gardin e dos filhos da professora Tomoko Luciana e Fernando.

Após os pronunciamentos do vice-presidente do CPP São Paulo Azuaite França e da diretora do CPP Ourinhos professora Mércia Gonçalves Neto, os convidados foram agraciados com o belo espetáculo da dança do leão, comandada pelo professor Aparecido Marrera. Na sequência também foi feita uma apresentação de tai chi chuan.

Dança encantou os convidados

 

Encerrada a cerimônia, os associados e demais participantes do evento foram convidados a entrar e caminhar pelo belo jardim que contempla os visitantes com uma natureza exuberante e a oportunidade de curtir bons momentos de relaxamento e reflexão.

A construção do Jardim Japonês foi orientada pela terapeuta Marina Ikeda Ramos, terapeuta oriental pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais e instrutora de Liang Gong pela Associação Brasileira de Liang Gong.

João Gardin, Mércia e Azuaite

 

Em seu pronunciamento, a diretora do CPP Ourinhos, professora Mércia destacou: “Hoje para nós do CPP de Ourinhos é um dia muito especial. Estamos inaugurando este jardim, pensado em cada detalhe, na construção de um espaço para o bem-estar do professor que vai proporcionar terapia, meditação, equilibrio, relaxamento, renovação de energias, paz, e conexão espiritual”.

“Com esta inauguração faremos uma justa homenagem a uma amiga, que nos ajudou e ainda nos ajuda a construir este espaço: Tomoko Fujita. Tomok, que por muito tempo pertenceu a esta diretoria, dedicou muito do seu tempo com seus prestimos e habilidades que até hoje se fazem presentes em cada peça que ainda utilizamos. Tomoko foi a pessoa que me levou à primeira reunião do Conselho Superior, em São Paulo”, recordou Mércia.

Natureza exuberante

 

Os elementos do Jardim Japonês – Mércia explicou que cada elemento do Jardim Japonês, cumpre a sua função, com seus simbolismos e significados sagrados:

Portal – um tori, simboliza a transição do mundano para o sagrado; a cor vermelha – para espantar as doenças; água – representa o fluxo da vida;

carpas – são símbolos da fertilidade, prosperidade, determinação e superação de obstáculos;

pedras e cascalhos – podem representar as terras sagradas e a evolução do ser humano; pedras também simbolizam a resistência;

lanternas- representam as 5 partes relacionadas com a cosmologia budista: a parte que toca o chão representa a terra, a parte seguinte representa a água, a luz representa o fogo e a parte superior representa o ar (espírito);

pontes – simbolizam a transição do mortal para o sagrado; plantas – trazem cor, vida, paz, aconchego e cada uma tem suas propriedades e significados;

reflexologia podal – técnica de massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés que correspondem aos orgãos e outras regiões do organismo; movimenta os músculos do corpo, revigora e acalma a mente.

O descerramento da placa

 

A diretoria 2021/2026 – O CPP São Paulo tem como presidente José Maria Cancelliero; a diretora regional de Ourinhos é Mércia Maria Gonçalves Neto, vice-diretora Madalena H. Makiyama, 1ª secretária Silmara Santade Masieiro, 2ª secretária Arlete Mariano Orlandi, 3ª secretária Elaine Dalio, 1º tesoureiro João Aparecido Gardim, 2º tesoureiro Lázaro Nardi, diretoras de promoções  Maria de Lourdes Nardi e Maria Tereza D. Sales, diretoras  de cultura Valdene de Fátima Lopes Reis e Maria Isaira Albano Barreiros, diretoras  de sede Áurea Cachone M. Ferrazolli e Marisa T. da Silva Damiati, diretores de esportes Adilson Rosa, Gilberto Makiyama e Rodrigo Mendes, diretoras de patrimônio Virgínia Pasta e Lidia Barbosa; Conselho Fiscal – Gentil Izidoro,  Silmara Santade Masieiro e Comissão de Sindicância –  Elaine Dalio,  Lázaro Nardi e Gentil Izidoro.

O vice-presidente do CPP São Paulo Azuaite Martins de França e a diretora da Regional do CPP Ourinhos Mércia Gonçalves Neto com a família de Tomoko

 

CPP Ourinhos – O CPP Regional de Ourinhos foi fundado em 2 de dezembro de 1971. A sede regional abrange os municípios de Ourinhos, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Salto Grande, Ribeirão do Sul, Sarutaiá, Piraju, Taguaí, Fartura e Timburi.

Professor Aparecido Marrera comandou a apresentação da dança do leão

 

Conta com uma área de 22.593m², com piscinas, saunas, campo de futebol,  quadra poliesportiva coberta, quadra de areia,  cancha de bocha, parque infantil, quiosques, salão de festas, alojamento que comportam até 46 associados. Os apartamentos são equipados com frigobar, ar-condicionado, cozinha coletiva com geladeira, fogão e microoondas.  A academia conta com assistência profissional, além de mat pilates, pilates com aparelhos, hidroginástica e natação e piscina aquecida, yoga, massagem shiatsu expresso e reflexologia podal.

Um espaço pensado no bem-estar dos professores

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.