quinta, 29 de fevereiro de 2024

Diabetes: casos da doença no Brasil têm aumentado a cada ano; saiba como se prevenir!

Uma data recente, o dia 14 de novembro, marcou o Dia Mundial do Diabetes

 

Por Dr. Mário Ferreira, biólogo, farmacêutico bioquímico, especialista em laboratório clínico e MBA em gestão empresarial

 

Olá, minha gente! No texto de hoje, vamos falar sobre o diabetes, uma doença muito comum, que tem impactos importantes na vida de uma grande quantidade de pessoas no Brasil e no mundo.

 

Segundo Dr Mário Ferreira, a situação é grave no Brasil e vem aumentando a cada ano

 

Uma data recente, o dia 14 de novembro, marcou o Dia Mundial do Diabetes. Essa data de conscientização sobre formas de prevenção e cuidado em relação à doença é muito importante, pois o Brasil tem cerca de 17 milhões de pessoas com diabetes, das quais cerca de 14 milhões são diabéticos do tipo 2.

Essa é uma situação grave, e se sabe que a incidência da doença no Brasil tem aumentado a cada ano.

O diabetes, portanto, é um tema fundamental para a saúde pública e para a vida das pessoas, pois é uma condição que predispõe, ou seja, facilita o aparecimento de outras doenças e problemas de saúde graves, como infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), derrame, a doença renal crônica, que acaba em diálise, e até mesmo as retinopatias, que são doenças da retina provocadas pelo diabetes e que levam à perda da visão.

As causas do diabetes são bastante conhecidas e explicam em parte o aumento da incidência da doença no Brasil. Os principais fatores que levam ao diabetes são: o sedentarismo, estar com peso excessivo ou obesidade, ter uma dieta inadequada e o consumo de produtos acabados, processados e ricos em carboidratos.

De tal forma que nós temos no Brasil hoje uma situação em que 20% da população são obesos e 55% da nossa população têm sobrepeso, ou seja, são pessoas que estão fora do peso ideal.

Nesse contexto, é preciso uma conscientização muito grande para que as pessoas mudem seus hábitos de vida no sentido de evitar e controlar o diabetes, garantindo mais qualidade de vida e saúde para a população em geral, e prevenindo doenças e complicações.

Era o que tínhamos para hoje. Voltamos na semana que vem abordando outro tema importante para a sua saúde! Cuide-se sempre, obrigado pela leitura, e até a próxima! labsantapaula.com.br

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.