domingo, 03 de dezembro de 2023

Em parceria, Sindicato Rural de Ourinhos traz para a região, o Projeto Semeadoras do AGRO

O evento reuniu centenas de mulheres, importantes lideranças e autoridades no Agronegócio de Ourinhos e toda a região

 

Marcília Estefani

 

O SRO – Sindicato Rural de Ourinhos apresentou na manhã de segunda-feira, 30/10, o Projeto Semeadoras do AGRO. O evento foi realizado no anfiteatro do Centro Universitário UNIFIO de Ourinhos.

 

Evento contou com a presença de centenas de mulheres

 

Entre os diversos objetivos do Projeto, estão de proporcionar às mulheres, conhecimento, capacitação, motivação para que se envolvam cada vez no agronegócio e ajudar seus companheiros.

O Projeto é uma realização do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da FAESP – Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo, com o apoio dos Sindicatos Rurais do Estado de São Paulo, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e da FATEC – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos e CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Ourinhos.

 

Autoridades, palestrantes e convidados do evento Semeadoras do Agro

 

O EVENTO – Centenas de mulheres compareceram e, inicialmente, após as inscrições, foram recepcionadas com um café da manhã e depois almoço. Daniela Pelizzone foi a mediadora.

Luiz Eduardo Bicudo Ferraro, “Brigadeiro”, disse que “a mulher hoje é muito importante nos diversos setores, o Projeto Semeadoras do Agro é um apoio, um incentivo para que elas nos completem neste setor em que o país tanto depende”.

 

Luiz Eduardo Bicudo Ferraro, o Brigadeiro, presidente do Sindicato Rural de Ourinhos

 

Sérgio Luis Villas Boas Tâmbara, engenheiro e diretor regional da CATI, afirmou que “o Projeto vem empoderar as mulheres para que empreendam e assumam o protagonismo do Agro, espaço que até hoje sempre foi ocupado pelos homens”.

 

Sérgio Luis Villas Boas Tambara, engenheiro e diretor regional da CATI

 

Lucas Pocay, prefeito de Ourinhos, pontuou “o evento vem tratar com mais atenção as mulheres em seu lado emocional para que elas sejam não só as semeadoras do campo, mas da vida, da sociedade. Estamos aqui porque o poder público precisa dar todo o esteio, criar as oportunidades para que elas vivam bem, pois se as mulheres estão bem, as famílias vivem bem”.

 

Lucas Pocay, prefeito municipal de Ourinhos

 

Em seu pronunciamento, Thiago Bueno Ferraz, gerente do SEBRAE-SP, disse que “é uma soma de esforços de diversos setores, o SEBRAE já tem uma unidade instalada na UNIFIO e é a primeira vez que temos 45 startups em Ourinhos”.

 

Thiago Bueno Ferraz, gerente do SEBRAE-SP

 

AS PALESTRANTES – A primeira palestrante foi Adriana Menezes, coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro. Adriana falou da estrutura organizacional desde a CNA em Brasília, das 27 Federações da Agricultura, dentre elas a FAESP em São Paulo, que está promovendo o grande evento em prol às mulheres do campo. “A Comissão é um sonho realizado do nosso presidente Fábio Meireles, nós saímos a campo, pois é importante estarmos onde essas produtoras se encontram. Fomos detectando carências delas como segurança, saúde, entre outras”, complementou.

 

Adriana Menezes, coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro

 

VISIBILIDADE E MOTIVAÇÃO ÀS MULHERES – A segunda palestrante do evento foi Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro. “Nossa grande missão é trazer visibilidade às mulheres do campo, proporcionar capacitação para que elas possam ter autonomia financeira. Hoje é só o homem que aparece para as negociações, acesso à linha de crédito. Estamos percorrendo todo o interior do estado, onde já estivemos com 5.500 mulheres em 42 municípios este ano”.

 

Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro

 

“Você precisa sonhar, tudo se realiza, basta acreditarmos em nós mesmas, tenhamos fé, quando colocamos amor, empenho, dedicação, nós conseguimos tudo”, motivou Juliana, orientando, inclusive no acesso ao crédito, através de programas do SENAR, SEBRAE e outras instituições.

 

Daniela Pelizzoni, mediadora do evento

 

SAÚDE DA MULHER – Por vídeo, na Palestra Semear é Cuidar, projeto promovido pelo SENAR, Ana Eliza Angelieri, abordou os assuntos relacionados à saúde, como a prevenção do câncer de mama, onde a entidade ‘banca’ desde a mamografia até a inserção da mulher ao CROS.

 

LINHAS DE CRÉDITO – Em sua palestra, Natália Mitiko Aono, consultora de negócios do SEBRAE em Ourinhos, falou do “Programa SEBRAE Delas”, voltado exclusivamente às mulheres empreendedoras e também abordou o tema “Inteligência Emocional”.

Ao final, todas as centenas de inscritas participaram de um delicioso almoço.

 

Natália Mitiko Aono, consultora de negócios do SEBRAE em Ourinhos

 

 

 

 

 

 

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.