sexta, 19 de abril de 2024

Engenheira de biotecnologia Paula Chiachia Pasta defende tese de doutorado na UNESP de Botucatu

Rose Pimentel

 

A engenheira de biotecnologia Paula Chiachia Pasta, filha do empresário Wilson Pasta e da professora Maria Aparecida Chiachia Pasta, conquistou o título de doutora em Engenharia Biotecnológica, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), Departamento de Ciências Química e Biológicas.

 

A engenheira Paula Chiachia Pasta conquistou o título de doutorado pela UNESP de Botucatu

 

Paula teve como orientador, o professor doutor Gustavo Rocha de Castro, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A defesa pública da tese de doutorado foi realizada on line, no dia 26 de abril.  O título do trabalho de Paula foi: Síntese e aplicação de policloreto de vinila (PVC) modificado com extrato da folha de mamona (Ricinus communis L.) e solvente sustentável para remoção de metais do Rio Tietê.

 

A defesa da tese de doutorado foi virtual no dia 26 de abril

 

Ex-aluna do Colégio Santo Antônio onde estudou desde os 5 anos de idade (Educação Infantil) até o Curso Pré-Vestibular – 1995 a 2008, Paula está atuando como Gestora do Parque Ambiental de Coroa Alta em Santa Cruz Cabrália, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e reside atualmente em Arraial D’Ajuda – Distrito do município de Porto Seguro, na Bahia.

 

Trajetória acadêmica

Paula possui graduação em Engenharia Biotecnológica, pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP, FCLA, com período de intercâmbio (1 ano e 2 meses) em Budapest – University of Technology and Economics; orientador Dario Abel Palmieri, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), período de 2009 – 2016.

Possui especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP; título: CiênciaTec: Plataforma de Serviços por Sistema de Matchmaking para Integração e Desenvolvimento de Projetos de Inovação em Parceria. Orientador: Ekaterina Emmanuil Inglesis Barcellos; período 2020-2021.

Fez mestrado em Biotecnologia no Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp, IBB UNESP, título: Análise da adsorção de contaminantes orgânico e inorgânicos de amostras aquosas em diferentes biossorventes tendo como orientador o professor Gustavo Rocha de Castro e co-orientadora Giuseppina Pace Pereira Lima, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), período 2017 – 2019.

 

Experiência profissional

No período de 2014 a 2015 prestou serviços como professora eventual lecionando Física, Química, Biologia e Matemática para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Em 2019 atuou como professora substituta, da disciplina relacionada à Biotecnologia e Bioprocessos voltados à produção de fármacos junto ao Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas do Campus de Botucatu – UNESP.

Em 2020 realizou Estágio Supervisionado em Docência, ministrando aulas de Química Geral para o 1º ano do curso de graduação Licenciatura em Biologia da UNESP Campus de Botucatu.

Parabenizamos Paula pela conquista e desejamos muito sucesso profissional!

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.