terça, 08 de outubro de 2024
Publicado em 22 set 2021 - 12:05:22
Em sua coluna desta semana, o arquiteto e urbanista fala sobre os desafios de sua carreira
Gustavo Gomes
Sou arquiteto há 33 anos e trabalho na área há 37. Fiz projetos para inúmeros clientes, dos mais variados tipos. Casa, edifício, loja, consultório, escola, posto de saúde, velório, escritório, restaurante. Além dos projetos urbanos de praças, sistema viário, ciclovia, terminal de transporte, mirante, parque. Isto, sem contar os mais de 100 projetos que orientei como professor universitário, em que estudei e analisei os programas mais abrangentes e variados.
Um dos clientes mais difíceis e, portanto, mais interessantes, é o serviço público. Durante 16 anos trabalhei em prefeituras e, neste tempo, projetei muitas edificações.
Porém, um dos projetos mais desafiadores foi uma casa. Uma casa pública, múltipla, que deveria ser acolhedora, agradável e um instrumento social.
Trata-se do projeto de um abrigo de acolhimento de crianças e jovens, em Ourinhos. Infelizmente, por motivos burocráticos, a obra foi interrompida e eu tive que dar baixa no projeto.
Mas ficou a experiência de trabalhar por uma causa tão importante: dar um sentido de “lar” para pequenos seres humanos que sofrem justamente não conhecerem este conceito.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.