fbpx

sexta, 24 de junho de 2022

Ourinhenses se destacam no Concurso Brasilia Photo Show edição 2021

Rose Pimentel Mader

 

O engenheiro agrônomo e empresário Rafael Cortez e o jornalista e empresário Rafael Lefcadito ganharam menção honrosa no Concurso Brasilia Photo Show edição 2021. O concurso teve 16.500 fotos inscritas de participantes de todo País.

Os dois ourinhenses se dedicam à fotografia há vários anos; ambos interessados em captar imagens da natureza e do cotidiano.

 

RAFAEL CORTEZ – A foto de Rafael Cortez, denominada Ciclo da Água e da Vida, mostra duas mãos sobrepostas: da esposa Viviane e da filha Helena, tocando a chuva.

Rafael Cortez conta que produziu essa foto para mostrar a chuva à filha Helena e ensinar sobre os elementos da natureza. Cortez é engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ-USP e especialista em Gestão Ambiental em Manejo Florestal pela UFLA.

Engenheiro agrônomo, Rafael Cortez

 

Dirige, em conjunto com a esposa Viviane Silvestre Cortez, a empresa Espaço Verde, atuando com paisagismo e irrigação de jardins desde 2002.

Com projetos bem atualizados, Rafael e Viviane pensam no dimensionamento em longo prazo, sem excessos, além de fazerem uma boa implantação e acabamentos.

Foto Ciclo da Água e da Vida

 

Rafael destaca que a fotografia faz parte de sua vida há muito tempo. Teve a honra de usar câmeras com filmes quando era criança/adolescente. Sempre fez muitas fotos de seu trabalho. Em 2010 adquiriu uma super zoom para fotografar pássaros e percorreu nove Estados em busca de novas espécies.

Em setembro de 2019 surgiu a oportunidade de um birdwatching no Amazonas. Em função desta viagem adquiriu um novo equipamento e lente. Fez ótimos registros, mas percebeu que precisava estudar. Fez um ano de aulas com o fotógrafo Ricardo Carnaval que lhe transmitiu muitos conhecimentos.

Menção Honrosa recebida por Rafael Cortez

 

Suas fotos hoje são mais diversificadas, artísticas e técnicas. A busca por novas fotos tem possibilitado diferentes caminhos. Com isso, acredita, está conhecendo melhor os detalhes do nosso planeta e fazendo boas amizades e afirma que percebe gratidão nas pessoas que fotografa.

Quanto a foto que mereceu menção honrosa trata-se de um registro que fez sobre a educação ambiental que a filha Helena vem recebendo.

A foto registra o momento em que a filha e a esposa tocam a chuva.

 

 

RAFAEL LEFCADITO – A foto de Rafael Lefcadito retrata e Via Láctea, junto à Cachoeira do Salto do Pântano, cartão postal da cidade de Descalvado (SP).

A foto e o fotógrafo também foram homenageados pela Câmara Municipal de Descalvado, devido à grande repercussão obtida nas redes sociais e em grupos de fotografia.

Jornalista Rafael Lefcadito

 

Rafael Lefcadito é jornalista e mestre em Comunicação Social pela UNESP de Bauru. Trabalhou na afiliada da Rede Globo TVTEM nas cidades de Bauru, Marília e Ourinhos, onde desempenhou funções de produtor, repórter cinematográfico e chefe de reportagem, entre 2002 e 2004.

Posteriormente à sua atuação na TV, fez especialização em produção audiovisual de documentários em Toronto, no Canadá, onde produziu seu primeiro curta-metragem documental, “Day Out of the time”, sobre artistas de rua daquela cidade.

De volta ao Brasil, em 2006, fez mestrado em Comunicação Social na UNESP de Bauru, pós-graduação concluída em 2008.

Foto O Salto do Pântano e a Via Láctea

 

Nos anos seguintes, participou de diversas produções audiovisuais documentais no interior de São Paulo, entre curtas, médias-metragens e peças institucionais publicitárias.

De 2016 em diante, lançou-se em novo empreendimento, dessa vez na área da fotografia documental, desenvolvendo um trabalho fotográfico autoral, com registros do cotidiano de Ourinhos, retratando aspectos históricos, sociais, urbanos e arquitetônicos da cidade.

Em 2020, iniciou, junto ao Grupo de Fotografia Noturnos de Ourinhos, uma experiência no segmento da Astrofotografia de Paisagem, dedicada ao registro da Via Láctea e fenômenos astronômicos, junto a cenários peculiares, históricos e turísticos da região de Ourinhos. Este trabalho se tornou uma paixão e, em 2021, culminou na Exposição “O céu da Divisa”, realizada pelo fotógrafo na cidade de Ourinhos, por meio da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura.

Menção Honrosa recebida por Rafael Lefcadito

 

Além da fotografia, Rafael atualmente também se dedica à administração de empresa da família em Ourinhos, com a esposa Poliana e os filhos Caio e Mateus.

© 1990 - 2021 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.