terça, 17 de setembro de 2024

Ourinhos se despediu com pesar, em 12 de novembro de 2023, de Aldo Matachana Thomé

Publicado em 20 nov 2023 - 16:38:05

           

A ilustre figura deixou um grande legado de realizações nos setores público e privado

 

Rose Pimentel Mader

 

Ourinhos se despediu no dia 12 de novembro do engenheiro, empresário e ex-prefeito Aldo Matachana Thomé. Aldo morreu na madrugada do dia 11 e foi velado na Câmara Municipal onde recebeu as últimas homenagens da família, amigos e comunidade ourinhense.

Durante o velório a família o homenageou com duas músicas que Aldo gostava muito: Trem das Onze e Fogo e Paixão, executadas no violino pelos músicos Caio Nunes e Matheus Bento.

 

Aldo com seu tradicional chapeuzinho, traje comum em diversas ocasiões

 

O cortejo fúnebre passou em frente à Projex Engenharia Comércio e Construções, empresa que fundou em 1969 e que dirigiu durante 46 anos.

No sepultamento, no Cemitério Municipal, uma salva de palmas selou o reconhecimento e a estima de uma cidade em cuja história Aldo inscreveu seu nome com um grande legado de realizações nos setores público e privado.

Aldo Matachana tinha 88 anos, completados no dia 5 de novembro, e deixa duas filhas Christiane Matachana Thomé, engenheira civil, Danielle Matachana Thomé, arquiteta, os genros Miguel Eugênio Grandini e Estevão Lugon, os netos Franco, engenheiro civil e Bianca, arquiteta; Matheus e Angélica, engenheiros civis e a bisneta Luísa.

 

Com a família por ocasião de um de seus aniversários

 

UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO – Aldo Matachana, reconhecido pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Benemérito de Ourinhos, foi prefeito municipal no período de 1977 a 1982 e vice-prefeito, ao lado de Claury Alves da Silva, no período de 1992 a 1996.

 

Com os netos, em foto antiga em família

 

O engenheiro construiu uma trajetória bem-sucedida na vida pública e privada, como profissional, empresário da área da construção civil e político.

Formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), atuou como engenheiro na gestão de Faria Lima, em São Paulo, projetando as galerias da avenida dos Bandeirantes, entre outros importantes projetos.

 

VIDA PROFISSIONAL – Em 1969 fundou a Projex, empresa que dirigiu por quase 50 anos, com atuação em várias regiões do País, responsável por importantes obras, especialmente na área industrial.

 

Em 1969, Aldo Matachana fundou a Projex, empresa que dirigiu por quase 50 anos

 

“Construindo com Responsabilidade”, é o lema da Projex Engenharia e Construções, destacou Aldo no livro Ourinhos 100 anos – 100 Histórias de Ouro, publicado pelo Jornal Negocião.

Nesta memorável entrevista, onde relatou sua história de vida, Aldo afirmou que o alicerce de toda a empresa é a honestidade e demonstrou seu orgulho pela Projex, como marca de seu pioneirismo, ter conquistado em 2016 a certificação internacional WEConnect.

 

Foto em 2018 em entrevista exclusiva ao Livro dos 100 anos de Ourinhos, produzido pelo Jornal Negocião

 

Em 2017 a Projex obteve uma outra importante conquista. Num processo com a participação de mais de 500 empresas, foi selecionada para um programa de mentoria promovido pela Monsanto do Brasil e pela multinacional de consultoria KPMG.

 

VIDA PÚBLICA – Na vida pública, Aldo teve uma atuação destacada, conseguindo muitos recursos para a cidade e realizando, como prefeito, importantes obras no município que deram um grande impulso ao desenvolvimento econômico, como a criação do Distrito Industrial.

 

Na carreira política, Aldo Matachana foi prefeito e vice prefeito de Ourinhos

 

Defendeu arduamente a Superintendência de Água e Esgosto (SAE), evitando que fosse encampada pela Sabesp. Construiu praças e o Terminal Rodoviário e conquistou o reconhecimento dos políticos e da população.

Com sua visão apurada e crítica, graças à sua experiência como profissional da engenharia, empresário, empreendedor e prefeito, sempre defendeu causas relevantes para o progresso da cidade que tanto amava.

Ao longo da vida conquistou um grande rol de amigos e admiradores que lamentaram a sua morte e destacaram o seu legado como um ilustre cidadão ourinhense que deixa para a história uma trajetória de dedicação e amor ao trabalho e à família.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.