quinta, 18 de abril de 2024

UNIFIO participa de Congresso Internacional na Espanha  

Destaque é a qualificação de professores do Curso de Direito para uso de tecnologias e metodologias ativas por meio de formação continuada conduzida pelo NTEA UNIFIO

 

Rose Pimentel Mader

 

O Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, busca o aperfeiçoamento de seus docentes por meio de atualizações constantes, quanto ao uso de recursos tecnológicos educacionais e a utilização de metodologias ativas, em propostas inovadoras que podem ser aplicadas em sala de aula para proporcionar uma experiência de aprendizagem que faça a diferença na trajetória acadêmica de cada discente da IES.

Nesse sentido, o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – NTEA UNIFIO realizou durante os meses de setembro a novembro, uma série de encontros semanais com os professores do Curso de Direito UNIFIO visando promover uma Capacitação Docente em Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas. A finalidade precípua deste movimento com os professores foi de apresentar uma ampla gama de ferramentas tecnológicas utilizadas na área educacional para potencializar o atendimento dos alunos em sala de aula. Durante os encontros os professores ampliaram seus conhecimentos e habilidades para entrelaçar saberes quanto ao uso de Metodologias Ativas de aprendizagem combinadas com as tecnologias propostas.

Os professores ainda aplicaram diferentes situações, utilizando a Sala de Metodologias Ativas da IES, o que possibilitou que os alunos saíssem do lugar comum de simples espectadores passivos e passassem a agir como protagonistas do próprio aprendizado.

“O objetivo desta capacitação é proporcionar a cada encontro um constante processo de revisitação às práticas pedagógicas realizadas em sala com os alunos, agregando novas possibilidades potencializadoras ao aprendizado proporcionadas por meio das tecnologias educacionais apresentadas e metodologias inovadoras difundidas mundialmente”, reforça o Prof. Dr. Gilson Castadelli que também atua como coordenador no NTEA UNIFIO.

Os professores encontram-se semanalmente e ainda têm a possibilidade de praticar os assuntos trabalhados junto aos seus alunos fazendo uso da Sala de Metodologias Ativas instalada no Bloco 04 da IES.

A capacitação atende os docentes do Curso de Direito oferecido pelo Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO e alguns professores relataram suas experiências em breves depoimentos:  “A implementação das metodologias ativas através da plataforma Kahoot  representa um novo marco de ensino-aprendizagem no Curso de Direito, pois a ferramenta tecnológica permite a fixação do conteúdo e principalmente o feedback aluno-professor”, ressalta o Prof. Me. Ricardo Vilariço Ferreira Pinto.

“O corpo docente do Direito vê como relevante a implementação de inovações no âmbito educacional do curso, pois esse movimento proporciona novas experiências de aprendizagem sem se esquecer de sua tradição consolidada por mais de 20 anos, conquistando e renovando os profissionais que são encaminhados ao mercado de trabalho, cada vez mais competitivo”, complementa o coordenador do Curso Prof. Me. Fernando Quinteiro.

Por fim, este trabalho constante de capacitação e aperfeiçoamento dos docentes do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, tem como propósito proporcionar maior familiaridade com as ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de aprendizagem disponíveis para a educação, e como consequência o que se espera é um engajamento maior entre professores e discentes da IES cada vez mais rica em experiências de aprendizagem. É oportuno registrar que esse modelo de ensino foi apresentado no I Congresso Iberoamericano de Docencia en Ciencias Penales y Criminológicas, realizado na Universidad de Murcia (Espanha). entre os dias 13 a 15 de dezembro último. Na ocasião, os representantes do corpo docente do Curso de Direito demonstraram as metodologias e ferramentas tecnológicas desenvolvidas na região. Finalizando o terceiro dia de congresso, a reitora Gláucia Hellen Librelato Gonçalves destacou o protagonismo do Centro Universitário e narrou uma síntese dos 50 anos da Fundação Educacional Miguel Mofarrej, na condição de mantenedora. Esse evento internacional envolveu os corpos docentes e discentes do Brasil (UNIFIO), Argentina e Espanha.

 

PreviousNext

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.