sábado, 14 de setembro de 2024
Publicado em 29 ago 2019 - 08:10:59
O objetivo é adotar medidas que promovam o diálogo sobre a saúde mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e, para cada vítima, cerca de dez a vinte tentativas foram feitas. Estima-se que até 2020 poderá ocorrer um incremento de 50% na incidência anual de mortes por suicídio em todo o mundo. Além disso, cada suicídio tem um sério impacto na vida de pelo menos outras seis pessoas. Com a criação do ‘Setembro Amarelo’ diversas iniciativas estabelecem um esforço conjunto em
favor da vida. A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e ganhou força ao longo dos últimos anos em escolas, universidades, entidades do setor público e privado.
A Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) ressalta a necessidade de a população adotar medidas que promovam o diálogo sobre a saúde mental e convida o comércio de Ourinhos a fazer parte dessa causa. Uma ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas fachadas das lojas ou usar fitas com a cor, garantindo mais visibilidade à campanha. O objetivo principal é abordar o assunto. Segundo o Centro de Valorização da Vida, em 90% dos casos, o suicídio pode ser prevenido e as pessoas em sofrimento podem receber o acompanhamento adequado a tempo de salvar suas vidas. Através da informação adequada e do combate dos estigmas em torno do tema, é possível reforçar os chamados fatores de proteção que constitui uma barreira a mais na luta contra o suicídio.
O Centro de Valorização da Vida também possui um serviço de atendimento telefônico gratuito para as famílias que têm pessoas que estão enfrentando o problema, por meio do número 188.
© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.