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sábado, 25 de junho de 2022

Agências do INSS retomam gradualmente atendimento presencial sem agendamento

Da redação

 

De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 2 de março, a partir deste mês estão sendo retomados os atendimentos presenciais nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem necessidade de agendamento prévio.

Suspenso em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.

Com a nova portaria, além dos pedidos já agendados, as agências retomam também o atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Pela portaria, deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br; para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Em todos os casos, deve ser observada a prioridade de atendimento prevista em lei, garantida ao idoso maior de 80 anos de idade.

A portaria orienta ainda que, nos casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.

O horário das agências permanece das 6h30 às 17h30. Nas unidades que oferecem perícia médica o horário pode ser estendido até 18h00.

 

Se o serviço que o segurado necessita exige agendamento prévio, ele será orientado a fazer a solicitação por meio de canais remotos ou obter ajuda na própria triagem da agência.

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