sábado, 22 de junho de 2024

Cuidados individualizados e personalizados para os pets: quatro mitos e verdades para tutores

Médico-veterinário esclarece o que é fato ou não e fala da importância dos tutores e veterinários trabalharem para entender as reais necessidades dos cães e gatos

 

Nathalia Encina

O cuidado individualizado e personalizado com os pets desempenha um papel fundamental na promoção de uma vida saudável e feliz para os nossos filhos de quatro patas. Cada animal é único, com personalidade, estilo de vida e necessidades específicas de saúde.

Ao adotar uma abordagem individualizada, os veterinários podem recomendar aos tutorem tratamentos e produtos que levam em consideração essas particularidades, oferecendo resultados mais eficazes e duradouros.

No entanto, esse tema ainda gera muitas dúvidas e, por isso, Márcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico da unidade de animais de companhia da MSD Saúde Animal, separou quatro mitos e verdades sobre o assunto.

Confira.

 

  1. Cuidados individualizados são caros e inacessíveis

MENTIRA: Nem sempre a individualização do cuidado quer dizer mais gastos para o tutor. Inclusive, em alguns casos, a personalização pode até ficar mais em conta, já que o pet vai utilizar apenas produtos e tratamentos que são necessários de acordo com o seu perfil como, por exemplo, as vacinas.

No entanto, para isso, é preciso consultar sempre o veterinário, para que ele faça a análise correta e indique o melhor tratamento e prevenção para aquele cão e gato.

 

  1. A tecnologia pode ajudar o tutor a cuidar do pet

VERDADE: Atualmente, os tutores de pets têm acesso a produtos que auxiliam na saúde e qualidade de vida do cachorro e gato, oferecendo um cuidado personalizado e individualizado.

A MSD Saúde Animal, por exemplo, possui uma linha petnológica, a Sure PetCare, que disponibiliza produtos que podem monitorar e rastrear as atividades dos cães 24h por dia, como é o caso do Animo; obter informações, controlar e oferecer uma alimentação fresca e assertiva para o pet com a linha Sure Feed; oferecer passeios em locais externos da casa durante o dia, mesmo quando o tutor está à distância, por meio de portas automáticas do SureFlap Connect, e identificar o cachorro ou gato, auxiliando a busca por animais perdidos, por meio de microchip.

 

  1. Apenas animais doentes precisam de cuidados individualizados.

MENTIRA: Cuidados personalizados vão além do tratamento de doenças. Eles envolvem prevenção, manejo de peso, escolha de alimentos adequados e consideração das necessidades comportamentais do animal, promovendo a saúde a longo prazo.

 

  1. Todos os pets da mesma espécie têm as mesmas necessidades.

MENTIRA: Cada pet é único e as necessidades variam mesmo dentro da mesma espécie. Cuidados personalizados levam em consideração fatores individuais como região, estilo de vida e personalidade.

 

Fala, Dr.! – O veterinário destaca a importância de tutores e veterinários trabalharem juntos para fornecer os melhores cuidados possíveis aos pets. “Cada pet é único e merece um plano de cuidados que leve em consideração sua saúde, histórico e estilo de vida. Ao adotar uma abordagem individualizada, estamos investindo em anos de saúde e felicidade para nossos companheiros de quatro patas”, afirma.

Ao compreender esses mitos e verdades, os tutores podem tomar decisões mais assertivas para a saúde de seus pets, colaborando com veterinários para criar um plano personalizado que atenda às necessidades exclusivas de cada animal. Isso não apenas promove o bem-estar do pet, mas também fortalece o vínculo especial entre tutor e animal.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.