domingo, 21 de julho de 2024

Dívidas com o Fies podem ser renegociadas a partir desta quinta-feira com descontos de até 99%

Publicado em 01 set 2022 - 13:07:21

           

Renegociação pode ser feita por alunos adimplentes e inadimplentes para pagamentos à vista. Desconto varia de acordo com o perfil do candidato. Caixa e Banco do Brasil oferecem plataformas para fazer simulação.

 

Por g1 — São Paulo

 

Começa nesta quinta-feira (1º) o novo prazo para universitários que contrataram empréstimos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) solicitarem a renegociação de suas dívidas.

Os estudantes que renegociarem as dívidas precisam fazer o pagamento à vista para que o desconto seja aplicado.

Começa nesta quinta-feira (1º) o novo prazo para universitários que contrataram empréstimos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) solicitarem a renegociação de suas dívidas.

Os estudantes que renegociarem as dívidas precisam fazer o pagamento à vista para que o desconto seja aplicado.

 

 

Também podem solicitar o desconto estudantes com atrasos de mais de um ano que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico.

Para saber se tem direto ao benefício, o estudante pode fazer simulações da renegociação na plataforma oferecida com o banco com o qual possui o contrato do Fies.

Confira detalhes para cada categoria beneficiada pela renegociação:

Estudantes sem atraso

  • Desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.

 

Estudantes com atraso de 90 dias

  • Desconto de totalidade dos encargos (como juros e taxas) e de 12% do valor principal, para pagamento à vista;
  • Abatimento de todas os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes (cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200).

 

Estudantes com atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 92% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

 

Estudantes com atrasos de mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico

  • Desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.

 

Aplicativo Fies Caixa

A Caixa lançou na terça-feira (30), em evento em Campinas (SP), o aplicativo Fies Caixa, que além de consultas aos dados do contrato e geração de boletos, permitirá aos usuários a renegociação de parcelas em atraso, com desconto de até 99% (veja abaixo os critérios). O download do app estará disponível a partir desta quinta-feira (1º).

De acordo com o banco, 1,85 milhão de clientes devem ser beneficiados com o novo canal de atendimento, sendo que 1,2 milhão deles poderão renegociar seus contratos com a Caixa pelo app – os acordos também poderão ser firmados pela internet, no site do Fies.

“Pelo aplicativo será possível verificar se seu contrato está apto para renegociação, simular as opções de renegociação disponíveis para o contrato e aderir às condições mais adequadas ao seu perfil”, explicou a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé.

 

Como solicitar a renegociação

Renegociação na Caixa

  • O estudante que tem contrato com a Caixa pode consultar se tem direito à renegociação e até fazer uma simulação no site sifesweb.caixa.gov.br ou no app Fies Caixa.
  • De 1º de setembro a 31 de dezembro, ele pode gerar o boleto de forma digital.
  • Caso seja necessária a atualização cadastral, os documentos também deverão ser enviados pela plataforma.
  • O pagamento do boleto gerado efetiva a adesão à renegociação.
  • Para mais informações, os estudantes podem acessar o site www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

 

Renegociação no Banco do Brasil

  • A renegociação pelo Banco do Brasil poderá será feita digitalmente, pelo aplicativo da instituição financeira, mas há a opção de ser realizada também em qualquer agência do BB.
  • Para aderir à renegociação, o estudante deve acessar a opção “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”. Por meio disso, poderá verificar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida e os descontos concedidos.
  • Na plataforma, ele pode contratar a renegociação e gerar o boleto, seja da parcela de entrada ou do pagamento integral da dívida.
  • Para mais informações, os estudantes podem acessar o App BB ou o portal www.bb.com.br, além do WhatsApp (61) 4004-0001 e a Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.