quarta, 22 de maio de 2024

Jovens de Ourinhos e região têm oportunidade de ingressar na PMSP como soldado

Este concurso é apenas o primeiro de dois editais autorizados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em dezembro de 2023, totalizando 5.400 vagas

 

Alexandre Mansinho

 

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) anunciou a abertura de inscrições para concurso público, destinado a preencher 2.700 vagas de soldado. Embora as vagas sejam para o estado de São Paulo, neste concurso a realização das provas poderá ser feita por candidatos de outros estados da federação como forma de ampliar o acesso de jovens de todo o Brasil que desejem fazer parte da Polícia Militar paulista. Com um salário inicial atrativo de quase R$ 5 mil, este certame desponta como uma opção de carreira promissora para os que almejam servir à segurança pública.

 

 

Podem concorrer às vagas candidatos de ambos os sexos, com idade entre 17 e 30 anos, e que possuam ensino médio completo. Além disso, é requisito essencial ter altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”. Vale ressaltar que Ourinhos também é um polo de aplicação de provas, o que facilita o acesso aos jovens da região que desejem tornarem-se policiais militares.

O processo seletivo é dividido em diversas etapas, incluindo provas objetiva e dissertativa, exames de aptidão física, saúde e psicológicos, além de análise de conduta social e documentos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de maio, através do formulário eletrônico disponível no site www.conhecimento.fgv.br. Para facilitar o acesso aos estudantes do ensino médio, do curso pré-vestibular ou de curso superior, a taxa de inscrição possui um desconto de 50%.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável pela organização do certame, estando disponível para esclarecer dúvidas através do telefone 0800 283-4628 ou do e-mail concursopmespsoldado24@fgv.br.

A prova objetiva e dissertativa está agendada para a tarde do dia 16 de junho, com aplicação em 51 cidades, incluindo diversas localidades em São Paulo e outros estados brasileiros. Os candidatos serão avaliados em disciplinas como língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, informática e noções de administração pública.

Este concurso é apenas o primeiro de dois editais autorizados pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em dezembro de 2023, totalizando 5.400 vagas. A expectativa é que as demais 2.700 oportunidades sejam anunciadas no segundo semestre do ano.

Dentre as cidades que sediarão as provas estão Andradina, Araçatuba, Campinas, Guarulhos, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador, e outras, contemplando uma ampla área de abrangência.

Soldado 2ª Classe: Na PMSP a porta de entrada para todas as forças (Polícia Rodoviária, Polícia Florestal, Polícia Urbana, Força Tática e Corpo de Bombeiros) é pelo cargo de soldado 2ª Classe, a nota que o candidato obtiver na Escola de Formação de Soldados é que vai definir o direito de escolha para qual carreira ele irá trilhar dentro da instituição.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.