quinta, 29 de fevereiro de 2024

Usina Hidrelétrica Salto Grande realiza ação de controle de plantas aquáticas

Rebaixamento do reservatório é feito anualmente para facilitar exposição e retirada de macrófitas
Andrea Inocente
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, iniciou nesta segunda-feira (02/10) o rebaixamento do reservatório da Usina Hidrelétrica Salto Grande, no rio Paranapanema. A ação, que tem por objetivo auxiliar no controle de plantas aquáticas, se estende até dia 20 de outubro. Nesse período, o nível do reservatório da usina será rebaixado para a faixa de operação entre 382,50 e 383,00 metros – a faixa de operação normal do reservatório é entre 383,80 e 384,67 metros.
Com a redução do nível, as plantas aquáticas, também chamadas de macrófitas, ficam expostas na região, secam e se desidratam, o que facilita sua coleta e remoção. O procedimento é feito em conformidade com órgãos como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Marinha do Brasil e a Prefeitura de Salto Grande. A ação também é autorizada pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O controle preventivo é realizado todos os anos, sempre no período que antecede o brotamento de novas plantas. “Além de garantir o pleno funcionamento da usina e manter um certo controle na proliferação de plantas aquáticas, o objetivo dessa ação é também manter o reservatório em boas condições de uso para a comunidade”, diz Alexander Ribeiro Daquila, Gerente de Operação e Manutenção da CTG Brasil.
Importância – O controle das plantas diminui o risco, por exemplo, de uma perda momentânea de potência das turbinas, garantindo a disponibilidade de energia. Já a contribuição para o meio ambiente e para os usos múltiplos do reservatório se deve ao fato de que, com a redução das plantas, a tendência é ampliar o fluxo de água nos braços do reservatório e aumentar o oxigênio no período noturno, favorecendo as populações de peixes.
Sobre a CTG Brasil – A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.