sábado, 13 de abril de 2024

Pocay lança programa Avança Saúde com investimento de R$200 milhões

O programa contempla a construção de 11 novas unidades de saúde, 15 reformas e quatro ampliações

 

Marcília Estefani

 

O prefeito Lucas Pocay (PSD) lançou na manhã do sábado, 6 de maio de 2023, um novo programa que promete revolucionar a área da saúde em Ourinhos, o “Avança Saúde”, que prevê investimentos de R$ 200 milhões em novas construções, reformas e ampliações de unidades de saúde pela cidade, além de um centro de zoonoses.

O programa “Avança Saúde” será viabilizado através de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e poderá ser pago em até 25 anos, com condições muito facilitadas.

 

 

Segundo o prefeito Ourinhos vai se tornar referência até para o BID, pois é a primeira cidade no país a ter um empréstimo desta monta e vai abrir novos caminhos de investimentos para outros municípios.

“Este projeto já vem sendo estudado há 2 anos e estamos muito seguros do que estamos fazendo”, garantiu afirmando ainda que o avalista é o governo federal.

O Secretário de Governo Caio Lima explicou que foi feito um estudo técnico com a equipe da secretaria de saúde e toda a gestão. “Foi preciso entender a regionalização da saúde, o desenvolvimento da cidade, novos condomínios, novos loteamentos, novas regiões que cresceram e a saúde precisa avançar e crescer também com a necessidade da população”.

O programa contempla a construção de 11 novas unidades de saúde, 15 reformas e quatro ampliações.

“Tudo na saúde vai mudar, vamos elevar Ourinhos no quesito de saúde pública para outro patamar, com essa viabilização faremos uma nova unidade do Caic, que tem estrutura muito antiga, inadequada, teremos nova unidade no Veredas e no Helena Brás Vendramini, naquela região, onde contamos hoje com uma unidade de saúde, vamos contar com três”, disse Caio.

 

 

Seguindo os trâmites legais, o projeto será enviado para aprovação na Câmara Municipal, se aprovado segue para o Senado e Ministério da Economia. De acordo com o Secretário da Saúde, Donay Neto, em meados de outubro/novembro o contrato deve ser assinado, levando ainda cerca de 15 a 30 dias para a liberação do primeiro desembolso para começarem as obras.

“Paralelamente a isso já ocorre todos os projetos executivos de obras, plantas, tudo para que quando o dinheiro cair na conta já seja possível começar as obras, o que deve acontecer no início de 2024”.

No evento de lançamento, realizado no Teatro Municipal Miguel Cury, marcaram presença o prefeito Lucas Pocay, a primeira-dama Luana Pocay, vice-prefeito e secretário de Educação, Lucas Suzuki, Secretário de governo Caio Lima, Secretário de Saúde Donay Neto e do diretor da Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos, Celso Zanuto.

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.