segunda, 27 de maio de 2024

Caravana do Circuito Sesc de Artes estará em Ourinhos no sábado, 20 de agosto

José Luiz Martins

Promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com sindicatos do comércio locais e prefeituras, o Circuito Sesc de Artes volta a Ourinhos com uma série de atividades artísticas e culturais que acontecerão no sábado, 20 de agosto, na praça na Praça Melo Peixoto a partir das 16 horas.

O Circuito Sesc de Artes percorre o estado como uma caravana itinerante e tem feito suas andanças pela grande São Paulo e por 118 cidades do litoral e interior.

Na região, além de Ourinhos, o Circuito estará nas cidades de Assis também no dia 20, na Praça Walter Mansolelli, S/Nº – Centro a partir das 16h e em Palmital, no domingo, 21, quando se apresenta na Praça de Alimentação Fortunato Pedrotti – Av. Reginalda Leão, S/N – Centro, a partir das 15h.

São cerca de 90 atividades gratuitas para todas as idades, estilos e gostos, com 14 roteiros distribuídos pelo Sesc nos municípios participantes e acontecem até o dia 28 de agosto com música, apresentações de teatro, dança e circo, oficinas de artes visuais e tecnologias, ações literárias e cinematográficas.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA OURINHOS

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS – MADEIRA LÚDICA – Com Coletivo Construtores (SP), a oficina apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira. Ao final da atividade, os participantes construirão uma “árvore”, evidenciando a lógica do corte e do processamento da madeira como elemento extraído da natureza.

CINEMA – CINE CONCERTINHO: O FABULOSO UNIVERSO DOS MONSTROS NO CINEMA – Com a Fabulosa Banda Imaginária (MG). Apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantil. No palco, a banda executa releituras sonoras de “A Casa Monstro”, “Hotel Transilvânia” e “Monstros S.A”. Durante a performance, os músicos vão compartilhar detalhes da criação para o espetáculo, mostrando como a música é fundamental na composição narrativa dos filmes.

CIRCO – TITÂNIA – Com Cia. Circo Rebote (SP), a artista Erika Mesquita apresenta Titânia, a mulher mais forte do mundo. A narrativa é inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Erika usa habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força, para nos mostrar quem é Titânia.

DANÇA – CORPOS DE PASSAGEM – Com Grua – Gentlemen De Rua, Taty Dell Campobello e Luisa Brunah (SP), a apresentação parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente. Nestas apresentações, o Grua convida as artistas e performers Taty Dell Campobello e Luisa Brunah para exercitar com elas a diversidade dos diálogos artísticos e a composição cênica em tempo real.

LITERATURA – MEDIAR BRINCAR – Com Coletiva Lobas (SP), a atividade é um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.

TEATRO – ANONIMATO – Com Cia. Mungunzá De Teatro (SP), em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.

 

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.