quinta, 18 de abril de 2024

“Duo Emaranhado” lança seu primeiro disco “SÍNTESE”

O álbum será lançado oficialmente neste sábado, dia 24 de junho, e estará disponível em todas as plataformas como Deezer, Spotify

 

José Luiz Martins

 

Muitas vezes ouvimos que a música une as pessoas e muitas vezes ouvimos que a música é uma linguagem universal, mas isso não é totalmente verdade. A música instrumental é uma linguagem universal.

Não há palavras que sirvam de barreira linguística, não há vínculos com culturas específicas, há apenas música na sua forma mais básica e pura, os sons que qualquer pessoa pode ouvir no sentido de que há algo para todos.

 

Flauta e Violão

No final do século 18, uma combinação instrumental diferente começou a capturar a imaginação e a atenção do público e dos compositores com o emparelhamento um tanto inesperado da flauta, um instrumento de melodia de linha única, e do violão instrumento tanto melódica quanto harmônico.

Essa combinação e misturas de timbres pode ser apreciada no trabalho original e recheado de brasilidades do disco “SÍNTESE” do “Duo Emaranhado”. Com composições próprias a dupla de instrumentistas Gabriel Bertuol e Breno Cavalcanti, une violão e flauta, através de ritmos como o choro, maracatu e baião, explora cores e paisagens da tradição brasileira, ao mesmo tempo em que a recria a seu modo.

O álbum será lançado oficialmente neste sábado, dia 24 de junho, e estará disponível em todas as plataformas como Deezer, Spotify. “SÍNTESE” é primeiro álbum da dupla de instrumentistas formada pelo violonista Gabriel Bertuol e pelo flautista Breno Cavalcanti, parceiros musicais desde quando eram estudantes do conservatório de Tatuí em 2014.

À reportagem do Negocião, Gabriel Bertuol contou que ele e Breno estão tocando juntos há tempos em diversos trabalhos. Desde 2019 atuam como professores da escola de música de Ourinhos e a gravação do álbum aconteceu no final de 2022. “Em dezembro do ano passado gravamos esse álbum na cidade de Sorocaba, com composições minhas e do Breno, que arranjamos juntos e ensaiamos ao longo de alguns meses”.

Gabriel Bertuol professor de guitarra na Escola Municipal de Música de Ourinhos

 

Breno Cavalcanti é flautista, compositor e arranjador, formado no curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí (SP-Brasil). Durante os anos de 2004 a 2007 atuou como músico nas peças de teatro do Núcleo de Artes Cênicas do SESI (NAC Marília SP-Brasil). Em 2013 participou da gravação do disco ‘’Entre Águas’’ de Laurence Petitpas. Foi aluno bolsista da Jazz Combo do conservatório de Tatuí (SP-Brasil) de 2016 a 2018. Em 2019 lançou seu primeiro disco autoral: ‘’Trupe das Cabeças Sonhadoras’’.  Foi professor de flauta transversal na escola de música municipal de Ourinhos (SP-Brasil) de 2020 a 2023. Atualmente trabalha no IPPI (Instituto Português de Pedagogia Infantil).

Breno Cavalcanti professor de flauta na Escola Municipal de Música de Ourinhos

 

Gabriel Bertuol, 36 anos, natural de Porto Alegre – RS. Músico e Educador Musical. Formado em Licenciatura em Música pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e no curso de Guitarra (MPB/JAZZ) do Conservatório de Tatuí – SP. Atua profissionalmente como músico e professor de violão e guitarra há 17 anos. Atualmente é professor de Guitarra na Escola Municipal de Música de Ourinhos.

Duo Emaranhado

© 1990 - 2023 Jornal Negocião - Seu melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.